Tudo preparado para a temporada de plantio no Parque do Cristo

Postado em 23 de novembro de 2023

O plantio é uma ação muito importante para o Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque do Cristo e é realizado no período das chuvas. Consiste na inserção de espécies de vegetação arbórea para cobertura e revitalização do solo e é realizado através de diferentes técnicas.

Neste ano, as atividades de plantio no Parque estão começando agora, no mês de novembro. Mas a preparação para esse momento teve início ainda no mês de julho, com uma série de atividades preparatórias que foram: manejo, compostagem, roçadas, coroamento das regenerantes, marcação e construção dos terraços, coleta e triagem das sementes, marcação, abertura e adubação dos berços. (Veja nas fotos.)

O Programa de Recuperação Ambiental e as ações de manejo vêm ocorrendo em toda a extensão do Parque. No ano passado, o plantio foi realizado em áreas de pastagem dominadas pelo capim braquiaria, totalizando aproximadamente uma extensão de 50 mil metros quadrados. Foram plantadas 2.705 mudas de árvores. Neste ano de 2023, o plantio irá se estender para outras partes do Parque, totalizando aproximadamente 90 mil metros quadrados de áreas em restauração.

Diversas técnicas serão empregadas, incluindo o plantio de mudas, a semeadura direta de muvuca de sementes e o estabelecimento de estacas de espécies arbóreas.