Atividade com as crianças marca início da temporada de plantio no Parque

Postado em 24 de novembro de 2023

Foi uma festa o último dia 16 de novembro no Parque do Cristo! Um grupo de crianças do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes – CMEDJAF participou de uma atividade muito especial junto à equipe de Educação e Interpretação Ambiental, marcando oficialmente o início da temporada de plantio neste ano de 2023.

As crianças puderam vivenciar e participar de todas as etapas de preparação da semeadura direta, uma técnica que envolve o plantio de sementes. No Parque, umas das técnicas adotadas foi a prática da muvuca de sementes, que consiste em semear um conjunto diversificado de sementes simultaneamente. As espécies reunidas possuem diferentes funções, características e períodos de permanência.

A técnica da muvuca de sementes é uma prática ancestral, de origem indígena, em que se mistura sementes de diversas espécies nativas. Essas espécies são selecionadas e combinadas com espécies agrícolas de adubação verde e com um substrato.

No preparo da muvuca de sementes com as crianças, foram utilizadas as espécies: açoita cavalo, feijão guandu, feijão de porco, angico, assa peixe, e limão bravo. Todas foram colhidas anteriormente no próprio Parque. Antes de serem inseridas ou lançadas ao solo, foram misturadas a areia, composto orgânico, água e terra, formando as bolas de sementes.

A alegria das crianças ao mexer com a terra e com as sementes, durante a atividade, foi contagiante!

Outra grande alegria que compartilhamos é que, deste plantio realizado com a garotada, já se pode observar algumas sementes germinando!