Quaresmeira (Pleroma granulosum)
A quaresmeira (Pleroma granulosum) é uma árvore de médio porte, nativa da Mata Atlântica e endêmica do Brasil.
É uma espécie arbórea pioneira, resistente e de fácil cultivo, que consegue crescer até em solos de baixa fertilidade. No entanto, demonstra um crescimento notável quando beneficiada com a adição de nutrientes orgânicos.
As flores apresentam cinco pétalas de coloração roxa. Embora a maioria das árvores de quaresmeira apresentem florações compostas por pétalas com intensas tonalidades arroxeadas, existe também uma variedade de outras espécies com flores róseas.
O período de floração e frutificação vai de novembro a abril, podendo também ser encontrada com flor nos outros meses do ano. É chamada de Quaresmeira porque parte da floração mais intensa se dá no período da Quaresma, os dias que antecedem a Páscoa. Durante o período de floração, é perceptível o contraste do lindo colorido na mata!
Devido ao seu crescimento rápido, essas árvores desempenham um papel fundamental ao fornecer a sombra necessária para o crescimento de outras espécies, contribuindo para a restauração florestal e, servindo como suporte para o retorno da fauna local.
As espécies de árvores nativas como a quaresmeira são indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos.
A quaresmeira tem um período de vida de até 70 anos, e é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.
Atualmente no Parque, é possível encontrar diversas mudas de quaresmeira em crescimento.