Na segunda-feira, dia 6, aconteceu a décima edição do Café com o Parque com os moradores do bairro Bom Jesus. O evento celebrou a realização de dez edições ininterruptas no bairro desde o início do ano.
Estiveram presentes dezoito pessoas, entre elas alguns moradores que participaram pela primeira vez. O sucesso do evento deve-se, em grande parte, à colaboração e empenho de parceiras e parceiros na comunidade, entusiastas do processo de implantação da unidade de conservação e grandes divulgadores das ações pelo bairro (alô Jaci e Prisca).
Iniciando os debates da noite, a equipe de Educação e Interpretação Ambiental atualizou as atividades realizadas no mês de outubro, mês de aniversário do Parque: visitas, treinamento, elaboração de produtos, como folder educativo e placas informativas. Essas placas serão instaladas em breve e apresentam regras de visitação, além de dados e informações sobre o Parque.
Em seguida, dois temas, em especial, foram colocados em debate: racismo ambiental e o futuro da estátua do Cristo Redentor. O racismo ambiental surgiu como um assunto importante, já que bairros como Bom Jesus, Bela Vista e Nova Viçosa, situados nas proximidades do Parque, quando comparados a outras regiões da cidade, apresentam poder aquisitivo menor e menos infraestrutura, equipamentos públicos e serviços.
O racismo ambiental trata da distribuição injusta do acesso a benefícios ecossistêmicos e também da repartição desigual dos riscos e impactos ambientais entre diferentes grupos étnico-raciais, e leva em conta não somente o fator raça, mas a classe e a renda dos envolvidos. Um bom exemplo para compreender o conceito é questionar quais populações tem menos acesso a serviços, como coleta de recicláveis, e geralmente são as mais afetadas pela falta de água nos centros urbanos.
Outro debate da noite envolveu o mau estado de conservação do Cristo Redentor e o futuro do monumento. Moradores alegaram que deveria haver maior participação dos poderes públicos no processo de recuperação da estátua, deliberaram sobre o assunto, e decidiram convidar alguns vereadores para a próxima edição do Café com o Parque, que acontecerá no dia 29 de novembro.