Parque Natural Municipal do Cristo Redentor de Viçosa

O Parque Municipal do Cristo Redentor de Viçosa (PNMCR) foi criado em 09 de outubro de 2001, pela Lei Municipal nº  450/2001, a partir de estudo técnico produzido pelo Centro Mineiro para Conservação da Natureza (CMCN/UFV).

O Parque compreende uma área de aproximadamente 11 hectares, ocupando uma encosta bastante declivosa, entre os bairros Bom Jesus e Bela Vista, na região central da cidade de Viçosa. Trata-se, portanto, de uma importante área verde em meio a área urbana.

Você sabia?
A estátua que dá nome ao Parque Municipal foi idealizada pelo viçosense Manoel Duarte Pontes, entre 1996 e 2000, e a sua construção foi viabilizada com o apoio dos moradores da cidade, sendo esculpida pelo artista Vicente Martins Alves, conhecido popularmente como Vicente Rapadura.

A estátua do Cristo possui 15 metros de  largura e 15 metros de altura, e está localizada sobre uma base com 7 metros de altura. O monumento apresenta uma área útil construída total de 105 m² e pesa 134 toneladas.

A área foi transformada em Unidade de Conservação (UC), em 02 de junho de 2009 (Lei Municipal nº 1960/2009), passando a configurar um Parque Natural Municipal (art. 3º Lei Federal no 9.985/2000). A partir desta data, o status UC reforça a relevância ecológica do PNMCR e exige que a área receba um regime especial de administração para que sejam garantidos os objetivos de conservação e proteção integral da natureza dentro do Parque.

Em dezembro de 2013, ajuizaram uma ação civil pública com pedido de liminar contra o município de Viçosa alegando omissão e abandono do Parque Municipal do Cristo Redentor. Assim, foi exigida a elaboração do Plano de Manejo da UC. Mais uma vez, o cuidado e a  atenção com o local se deu graças ao interesse e a força da comunidade. 

Em 2014, foi criado o Conselho Consultivo do Parque, (Lei Municipal nº 2.378/2014), que conta com representações de diferentes segmentos da sociedade viçosense (poder público municipal, instituições de ensino, moradores das comunidades no entorno do Parque, entre outros). O Conselho se reúne mensalmente, em sessões abertas ao público, para debater e encaminhar assuntos relacionados ao Parque, sendo presidido pela Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Viçosa.

O plano de manejo do PNMCR foi desenvolvido em 2019 e aprovado em dezembro de 2020 e traz uma caracterização geral da área em termos bióticos (fauna e flora), abióticos (solos, relevo, clima, geologia), socioeconômicos e culturais. São apresentados os  diversos programas que orientam a gestão do Parque, com seus objetivos específicos, metas e atividades (PMV, 2020).

Através de um Termo de Ajustamento de Conduta, o Ministério Público destinou recursos ao Instituto Socioambiental de Viçosa ( ISAVIÇOSA) para a implementação do Plano de Manejo. Em 2021, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre o  ISAVIÇOSA e a PMV, sendo iniciados os trabalhos de efetiva implantação do PNMCR.

Missão
Conservar e pesquisar os remanescentes de floresta nativa do Bioma Mata Atlântica e as populações de espécies isoladas nas áreas naturais abertas; estimular o desenvolvimento regional por meio da pesquisa, do turismo ecológico e da educação ambiental; e contribuir para a conectividade entre o PNMRC e a região florestal do seu entorno.
Visão de Futuro
Ser uma Unidade de Conservação efetivamente protegida, com infraestrutura e território consolidado e equipe motivada e suficiente para atender aos desafios de sua gestão, que estimula pesquisa científica e uso público, com participação das comunidades do entorno.

Para alcançar a Missão e a Visão de Futuro definidas no Plano de Manejo do PNMCR, o ISAVIÇOSA coordena atualmente diversas equipes ativando as ações de manutenção, recuperação ecológica, educação ambiental, uso público e comunicação, que compõem os diversos programas de manejo desta UC municipal.

O Parque conta com um escritório administrativo junto aos limites da UC, com um gerente e equipe de campo permanente para a manutenção diária do Parque.

Os trabalhos buscam garantir a recuperação e conservação dos meios físico e biótico e garantir para a comunidade Viçosense e seus visitantes um local agradável e seguro!

Contamos com a participação e apoio de todos e todas para que seja possível recuperar, proteger, valorizar e conservar o Parque, seguindo os ideais de participação, desenvolvimento conjunto de ações e solidariedade.

Vamos juntos pelo Parque do Cristo!