No dia 27 de março de 2025, o Programa de Educação Ambiental Antirracista ofereceu a primeira palestra do ano para a equipe que trabalha na implementação do Parque do Cristo. O evento aconteceu no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB).
O programa convidou a psicóloga Débora Freitas @psi_deborafreitas que dialogou com a equipe sobre a saúde mental da população negra.
A temática faz parte dos assuntos abordados pelo programa, que tem por objetivo debater pautas que acometem a população não branca e, com isso, sensibilizar pessoas brancas acerca desses temas.
Débora Freitas trouxe dados importantes como, por exemplo, o número muito pequeno de mulheres negras que participam da política ainda hoje. Falou também sobre a ausência de oportunidades para pessoas pretas, e de como isso afeta a autoestima e, consequentemente, a saúde mental da população negra.
Ademais, a psicóloga elencou a importância das pessoas brancas na luta contra o racismo e da necessidade de pessoas brancas não se omitirem e, principalmente não presumirem que, ao lado de pessoas negras, elas sejam ofuscadas.
A palestra contou com a participação ativa de Mariana Ambrósio, coordenadora do programa antirracista, compartilhando experiências pessoais. “O compartilhamento dessas afro-vivências enriquece o debate e aprofunda as reflexões e, por vezes, representa outros sujeitos negros que fazem parte da equipe”, explica a coordenadora.
Ela ressalta ainda que “essa foi a primeira palestra de 2025, ainda há muito o que ser feito e discutido acerca dos racismos e situações cotidianas que a população negra enfrenta. Este programa se faz importante no combate ao racismo estrutural, criando oportunidades para o debate acerca desses temas”.
exto: Júlia Christo e Mariana Ambrósio /ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA











