Encerramento das atividades do “Café com o Parque” em 2023

Postado em 13 de dezembro de 2023

No último domingo, dia 10 de dezembro, foram encerradas as atividades do “Café com o Parque” em 2023. Durante todo o ano, a equipe do Parque do Cristo se reuniu com as comunidades dos bairros Bom Jesus e Bela Vista, limítrofes à unidade de conservação (UC), para debater coletivamente os principais desafios na implantação da área natural protegida. O evento tem por objetivo possibilitar que a população e os gestores da UC relatem suas percepções sobre o encaminhamento dos trabalhos executados e encontrem estratégias para a resolução de problemas identificados. No total, foram 11 edições do Café com o Parque realizadas no bairro Bom Jesus e oito no bairro Bela Vista.

Para o encerramento, foi realizada uma visita de integrantes das duas comunidades ao Parque do Cristo para celebrar essa parceria que vem se fortalecendo a cada dia, gerando frutos para o Parque e para as comunidades envolvidas. Entre crianças e adultos, compareceram 12 pessoas. As atividades tiveram início na sede do Parque, com a apresentação da nova placa de boas-vindas da unidade de conservação, em seguida, o grupo percorreu a trilha guiada até as áreas preparadas para a temporada de plantio de 2023.

Para comemorar as conquistas coletivas do ano, foram plantadas cinco árvores, uma delas pela mais jovem parceira do Parque do Cristo no bairro Bom Jesus, Sofia, de um ano e cinco meses, que fez o plantio com a ajuda dos adultos. Foi um momento de muita alegria e comemoração.

No retorno à sede do Parque, o grupo teve uma grata surpresa: foi surpreendido pelo olhar vigilante de uma das corujas que habitam a unidade de conservação, bem próximo à trilha. A presença da coruja- buraqueira, encantou os visitantes e teve um significado muito especial.

As atividades do dia foram encerradas com um lanche coletivo e com a inauguração da placa de boas-vindas, instalada nas proximidades da sede do Parque. Que em 2024 possamos colher ainda mais frutos dessa parceria entre o Parque do Cristo e as comunidades vizinhas!