Na terça-feira, 26 de setembro, o professor Ricardo Amorim, da pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), trouxe a turma da disciplina Engenharia de Conservação de Água e Solo para uma aula de campo no Parque.
O grupo foi recebido pelo gerente operacional Rodrigo Almeida, que apresentou a Unidade de Conservação e explicou todo o processo de implementação do plano de manejo. Rodrigo falou sobre o Programa de Recuperação Ambiental – PRA e apresentou as técnicas de conservação de água e solo que estão sendo usadas no Parque, dentre elas as caixas secas, os terraços, as paliçadas e a compostagem.
Os estudantes puderam entender como as técnicas empregadas desde 2021 têm trazido importantes contribuições não apenas para o Parque, mas para a cidade de Viçosa. As técnicas reduzem a força do escoamento superficial da água da chuva, evitando que o solo do Parque seja carreado para as vias públicas e bueiros da cidade, como acontecia antes, e cause uma série de transtornos, como o acúmulo de lama e entupimento do sistema de drenagem pluvial.
Outra contribuição importante se refere à infiltração da água de chuva no solo, fundamental para a recarga do lençol freático e para a absorção das plantas, principalmente aquelas recentemente plantadas também pelo Programa de Recuperação Ambiental.
E o Parque do Cristo vai a cada dia se desenvolvendo como espaço educativo, de pesquisa científica e de experimentação e demonstração de práticas ecológicas.