Homeopatia – tecnologia social para ajudar na restauração ecológica do Parque do Cristo

No intuito de auxiliar e acelerar as ações de restauração ecológica foram iniciados os trabalhos com homeopatia no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor.

O projeto está sendo desenvolvido pelas homeopatas Renata Solar e Luisa Bittencourt, com o apoio do Grupo Entre Folhas que é coordenado pela professora Fernanda Andrade do Departamento de Educação da UFV.

A ação homeopática no Parque do Cristo tem como objetivo equilibrar a atividade das formigas e fortalecer a regeneração do solo. Renata Solar e Luisa Bittencourt explicam que é preciso compreender o território do Parque como um ser doente, com dificuldade de reestabelecer sozinho sua regeneração natural. Nesse sentido, segundo elas, a aplicação dos preparados homeopáticos visa a cura do solo, sendo capaz de reequilibrar o sistema e recompor a microbiota terrena, equilibrando consequentemente a presença das formigas.

As homeopatas explicam que a homeopatia regenera a Força Vital do solo. Os microrganismos presentes se tornam capazes de estabelecer um equilíbrio sadio entre solo, planta e demais seres vivos. O solo saudável é capaz de receber as raízes das plantas e proporcionar a elas condições para o devido crescimento.

O solo é um bem muito precioso do nosso Planeta, por isso ele deve receber toda atenção, todo cuidado. Da saúde do solo depende a saúde das plantas, da saúde das plantas depende a saúde dos animais, entre eles os seres humanos, pois são elas a nossa principal fonte de nutrientes. Como já dizia Ana Primavesi: “Solo sadio – Planta sadia – Ser Humanos sadios”.

A restauração ecológica do Parque passa pelo reestabelecimento do equilíbrio e da saúde do ecossistema.


Seguimos juntos pela recuperação do Parque do Cristo!

Rolar para cima