O pica-pau-do-campo (Colaptes campestris)
O pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) é um grande pica-pau sul-americano, campestre e terrícola. Com um comprimento de 32 centímetros, esta espécie se destaca por sua coloração. Tem os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito. O macho desta espécie apresenta duas faixas avermelhadas em ambos os lados da cabeça.
Sua voz é variada e robusta, e desempenha um papel importante na marcação territorial e na comunicação entre machos e fêmeas.
Alimenta-se de insetos, principalmente formigas e cupins. Dessa forma, no Parque, é um importante colaborador na restauração florestal! 😊 Contribui naturalmente no trabalho de controle das formigas.
A secreção de sua glândula mandibular age como uma espécie de cola, permitindo que sua língua funcione para fisgar e capturar os insetos. Em algumas ocasiões, também pode recorrer à alimentação de pequenos frutos, especialmente quando estes estão abundantemente disponíveis durante o período de frutificação.
Semelhante aos outros pica-paus, esta espécie utiliza cavidades em árvores, cunpinzeiros e buracos nas encostas como locais de nidificação. Põe de 4 a 5 ovos, e macho e fêmea fazem a incubação.
É uma espécie muito presente na natureza. Habita preferencialmente áreas abertas, inclusive plantios, pastagens e margens de rodovias. Vive em casais e, às vezes, em pequenos grupos. Terrícola, costuma capturar insetos no solo, mas ao se sentir ameaçado procura árvores ou grandes pedras para se proteger.
Você já conhecia o pica-pau-do-campo?
Aproveita e conta pra nós o que está achando sobre a Série Fauna do Parque.