Café com o Parque no bairro Bom Jesus gera debates importantes

Na última segunda-feira, 25 de setembro, foi realizada a 9ª edição do Café com o Parque no bairro Bom Jesus. Nem mesmo o calor do dia mais quente da história de Viçosa desencorajou a presença dos parceiros do Parque. Ao todo, participaram 25 moradores, entre adultos e crianças – um dos maiores públicos desde o início dos eventos na comunidade.

A principal pauta foi a proposta de revisão de zoneamento do Parque. O modelo apresentado no Plano de Manejo em 2020 não atende às recentes recomendações sobre o tema, nem aos usos atuais e aos previstos para a unidade de conservação.

Após a apresentação da proposta, os participantes manifestaram dúvidas e comentários, gerando um bom debate sobre a importância das unidades de conservação nas áreas urbanas, inclusive para a redução das temperaturas locais.

Em seguida, seguiu-se a apresentação de todas as atividades realizadas no Parque do Cristo no mês de setembro.

Dois outros assuntos foram debatidos e destacados, na reunião: o acúmulo de lixo no acesso baixo do Parque – onde nem mesmo a instalação de lixeiras está sendo capaz de eliminar o problema, – e a vandalização de placas nos limites superiores da unidade, especificamente nas proximidades da estrada que dá acesso à estátua do Cristo Redentor.

No debate, os moradores do bairro propuseram soluções e se colocaram à disposição para colaborar na mediação com a comunidade para enfretamento desses desafios. Afinal, o Parque do Cristo é de todos e a boa manutenção do seu espaço físico contribui não apenas para quem frequenta a área, mas também para toda a cidade, pois os resíduos descartados incorretamente no Parque podem ter como destino os nossos bueiros, córregos e rios, causando prejuízos para todos.

Portanto, fazemos mais uma vez esse chamado: vamos juntos pelo Parque do Cristo e por Viçosa?

Rolar para cima