Na última quinta-feira, 20 de junho de 2024, duas turmas do 7º ano do Colégio Equipe estiveram no Parque do Cristo para uma visita guiada.
Os 44 estudantes e três professores foram recebidos por Mariana Ambrósio, da equipe de Educação Ambiental, Rodrigo Almeida, gerente operacional, e Naíla Fernandes, da equipe de Comunicação.
O grupo percorreu a trilha com a equipe do Parque e, durante o percurso, o principal assunto abordado foram os incêndios florestais, que já estão ocorrendo com frequência no entorno do Parque neste ano. Os estudantes foram alertados sobre o perigo dos incêndios e sobre a necessidade de prevenção para evitar que ocorram, mas caso se iniciem, sobre a importância do combate imediato.
Outros assuntos também foram abordados com os visitantes, entre eles a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida construída no Parque. Alguns alunos a confundiram com outra santa. “Foi necessário explicar aos estudantes a origem de Nossa Senhora Aparecida, a história da construção da imagem no Parque e a ausência de uma maior diversidade étnica de santos dentro da igreja católica”, conta Mariana Ambrósio, da equipe de educação ambiental, que vem trabalhando a temática do racismo com os visitantes e comunidades do entorno.
O tema “Mata Atlântica” também foi abordado, enfatizando que atualmente estima-se que menos de 30% da cobertura vegetal original permanece preservada.
Por fim, algo que chamou a atenção dos alunos foi a gravação feita, provavelmente com canivete ou faca, em uma árvore dentro da unidade de conservação. O fato foi conversado com o grupo e a equipe do Parque explicou que além de ser incorreta, essa atitude se configura como um crime ambiental.
Um ponto alto da visita foi que parte das turmas conseguiu avistar as três espécies que concorreram à eleição da Mascote do Parque do Cristo: a coruja-buraqueira, a maria-preta-de-penacho e o pica-pau-do-campo.
Texto : Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR