Turma de 7º ano da E.E. Professor Samuel João de Deus, de Paula Cândido, visita o Parque do Cristo

Uma turma do 7º ano da Escola Estadual Professor Samuel João de Deus, de Paula Cândido, visitou o Parque do Cristo, no dia 6 de setembro de 2024. Ao todo foram 26 estudantes, acompanhados pelas educadoras Kelly Duarte Santos Martins, Maria do Rosário Ferreira, Mariana Tavares Ferreira e pela professora regente Lorena Oliveira Vieira.

A visita ao Parque foi parte do projeto “A pele da terra: processos de desmatamento do Brasil colônia e experiências no presente”, que vem sendo desenvolvido com a turma nas aulas da professora Lorena. O objetivo da visita foi também complementar os preparativos para a Feira de Conhecimento, que acontece na escola este mês, na qual vão abordar temáticas relacionadas a Meio Ambiente: desastres ambientais, elevação de temperaturas, contexto histórico da exploração das florestas e dos desmatamentos no Brasil, dentre outros.

No Parque, o grupo foi recebido por Carolina Capanema e Mariana Ambrósio, da equipe de Educação Ambiental, que fizeram uma contextualização histórica não só do Parque, mas também do processo de colonização da Zona da Mata mineira. Abordaram com os jovens a ocupação do território, demonstrando como historicamente essa ocupação está vinculada à devastação das matas. Os trabalhos atuais de recuperação ambiental em desenvolvimento na unidade de conservação também foram apresentados.

As árvores também estiveram em pauta, a turma conversou sobre as espécies plantadas para reflorestamento, principalmente sobre as mais visíveis e presentes hoje no Parque do Cristo.

O reencontro entre educadoras também marcou a visita da escola ao Parque. A professora Lorena Vieira foi aluna de Carol Capanema na graduação em História na UFV. Carol compartilhou que se sentiu muito feliz com este reencontro, “agora não mais entre professora e aluna, mas entre duas educadoras no exercício da profissão”.

Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA/PNMCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima