Turma da Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFV visita Parque do Cristo

No dia 29 de outubro de 2024, a turma de estudantes da disciplina Engenharia de Conservação de Solo e Água, ministrada pelo professor Ricardo Santos Silva Amorim na Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), esteve no Parque do Cristo, para uma visita.

A turma foi recebida e guiada por Davi Senna, coordenador do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque do Cristo.

De acordo com o professor Ricardo, a visita foi uma excelente oportunidade para mostrar aos estudantes a aplicação de algumas práticas de conservação de solo e água apresentadas e discutidas em sala de aula. “Na caminhada que fizemos no Parque do Cristo, os estudantes puderam evidenciar como práticas conservacionistas de baixo custo podem minimizar os prejuízos econômicos e ambientais consequentes do escoamento superficial e da produção de sedimento”, relatou.

Ainda segundo o professor, todos os estudantes ficaram bastantes satisfeitos com a visita e, de certa forma, mais empolgados com o conteúdo da disciplina, após visualizar na prática a eficiência das ações/práticas de controle do processo erosivo.

Confira alguns depoimentos dos participantes da visita ao Parque do Cristo.

Dionísio Brandão (Mestrando em Engenharia Agrícola)
“Durante a visita, pude entender melhor como as práticas de conservação do solo são eficientes, em poucos anos, já se consegue reduzir a quantidade de solo perdida, além de evitar os alagamentos da escola a jusante.”

Bruna Caroline Resende (Mestranda em Engenharia Agrícola)
“Fiquei muito impressionada com todo o trabalho que tem sido realizado para a recuperação do Parque do Cristo. O ganho ambiental e social para Viçosa é imensurável! É perceptível toda a dedicação da equipe do ISAVIÇOSA que vem aplicando várias técnicas de recuperação de áreas degradadas e conservação do solo e água simultaneamente, para se atingir o resultado desejado com eficiência.”

Lucas Andrade dos Santos (Mestrando em Engenharia Agrícola)
“A visita foi extremamente impressionante. Além de observarmos a aplicação prática dos conceitos estudados na disciplina, o que mais me chamou a atenção foi a eficiência das práticas de manejo adotadas no parque. Destacando o controle do escoamento e da deposição de sedimentos que antes afetavam a escola local, a recuperação da área, a geração de empregos, o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e, por fim, o comprometimento e a importância que os envolvidos atribuem ao projeto.”

Jonas Caram Moss (Mestrando em Engenharia Agrícola)
“A visita técnica ao parque foi bastante proveitosa, pois foi possível visitar um local no município de Viçosa/MG em que algumas práticas de conservação de água e solo são aplicadas, tais como: plantio de mudas nativas, bacias de retenção de água, terraceamento, dentre outras estratégias. Tais ações promovem a melhoria ambiental da região reduzindo os processos erosivos!”

Adriana de Paula Rocha (Mestranda em Engenharia Agrícola)
“A visita ao Parque e sua abertura ao público contribui para complementar e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O Parque se mostra como uma infraestrutura e espaço fundamental para trabalhar educação ambiental com a comunidade. Além disso, o espaço gera emprego a moradores do entorno contribuindo com a economia local e com a construção de pertencimento. Ressalta-se também a importância das práticas adotadas na recuperação da área do parque, bem como do controle dos processos erosivos, que contribuem para minimizar enchentes e carreamento de sedimento para o espaço da escola e das ruas do entorno do parque.”

Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima