Na última terça-feira, 7 de novembro, o Parque do Cristo recebeu novamente a turma do professor Ricardo Amorim, da pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Dessa vez, o grupo veio para acompanhar a instalação dos equipamentos de monitoramento conhecidos como medidores de nível. Os equipamentos foram instalados no interior das caixas de contenção que fazem a captação de água da chuva e de sedimentos. E, em breve, serão instalados também nos terraços em curva de nível.
Estes equipamentos serão utilizados durante todo o período das chuvas neste final de ano e início do próximo, e receberão monitoramento diário até abril de 2024, com a finalidade de avaliar a velocidade de infiltração de água no solo.
Os medidores de nível são equipamentos importantes nas atividades do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque do Cristo. Essas atividades são desenvolvidas em parceria com a pesquisa de doutorado do Departamento de Solos da UFV, realizada pelo doutorando Davi Senna, vinculada ao Grupo de Estudos em Física, Manejo e Conservação dos Solos – GEFIS/UFV.