Nos dias 28 e 29 de setembro, as equipes de trabalho do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) participaram do Treinamento de Formação de Brigadistas Florestais.
O treinamento foi organizado pela administração do Parque e contou com a condução do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
No primeiro dia, os participantes receberam instruções teóricas, incluindo procedimentos de primeiros-socorros e resgate. Já no segundo dia, realizaram a parte prática, com demonstrações dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de ferramentas.
Todos os funcionários da equipe operacional do Parque participaram, e também pessoal de outros setores, além de um representante da Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Viçosa.
A administração do Parque do Cristo considera esse treinamento fundamental pois, além das técnicas de prevenção e de combate a incêndios, aborda também a questão da segurança dos brigadistas durante os trabalhos.
Importantíssimas também as orientações e práticas de primeiros-socorros e resgate apresentadas, pois podem ser utilizadas em eventos além de incêndios, uma vez que acidentes ou mal súbito podem ocorrer a qualquer momento, seja com trabalhadores ou visitantes. Estando treinada, a equipe do Parque saberá o que fazer e o que não fazer, enquanto aguarda o resgate dos bombeiros ou SAMU, por exemplo.
Para a equipe do Parque do Cristo, mais importante do que aprender a combater incêndios é o trabalho de prevenção e de sensibilização da população.
É fundamental que todos compreendam a importância de estar junto à administração no cuidado com a Unidade de Conservação, evitando a colocação de fogo nas proximidades e orientando as pessoas quanto ao perigo dessa prática.
É muito importante ter consciência de que um incêndio pode afetar não só a biodiversidade local, mas toda a população do entorno. Além do dano ambiental, traz problemas como fumaça, fuligem, e torna-se um problema de saúde pública e segurança, uma vez que o Parque é vizinho de residências, escolas e diversos estabelecimentos.
Por tudo isso, abrace a causa de proteger o Parque, fique atento e ajude a divulgar essas informações importantes. O Parque do Cristo conta com você!