Série Fauna do Parque

Tesourinha (Tyrannus savana)

Tesourinha (Tyrannus savana), conhecida por diversos nomes como tesoura, tesoureira, tesoureiro e tesourinha-do-campo, recebeu seus nomes comuns devido ao formato de sua cauda. Apesar de não possuir cores vibrantes, sua graciosa leveza de voo e a notável distribuição de cores a tornam uma espécie bastante cativante.

Esta ave é migrante e se torna inconfundível quando se desloca em grupos, que podem chegar a centenas de indivíduos, principalmente durante os meses de setembro e outubro. Durante o período de migração, a tesourinha adota hábitos alimentares que incluem um alto consumo de frutos.

Ela demonstra preferência pelos frutos e sementes da aroeira-do-campo (Schinus lentiscifolius).

O período de reprodução da tesourinha ocorre entre setembro e dezembro. Durante essa fase, o casal constrói um ninho ralo em formato de tigela, feito de gravetos dispostos de maneira um tanto desordenada. Devido a essa construção, é comum que os ovos e filhotes sejam derrubados pelo vento, mas os pais se revezam na tarefa de criar e proteger a prole.

Essas aves são frequentemente encontradas em áreas abertas, como cerrados, pastagens, e áreas agrícolas, onde costumam pousar em mourões de cerca, postes, fios e árvores isoladas. No entanto, também podem ser avistadas em matas e, ocasionalmente, até mesmo em áreas urbanas.

Com a chegada da primavera, as Tesourinhas retornam às suas regiões de origem para reproduzir, cuidar dos filhotes e começar todo o ciclo novamente no ano seguinte. Como resultado, essas aves são muito abundantes nas regiões em que habitam, mas somente em determinadas épocas do ano. Em outras épocas, elas desaparecem completamente.

Você já conhecia a Tesourinha? Sabe mais alguma curiosidade sobre ela? Conta para gente.

Rolar para cima