A coordenadora do Programa de Educação Ambiental Antirracista do Parque do Cristo, Mariana Ambrósio, realizou, com a equipe que trabalha na implementação do Plano de Manejo do Parque, a 3ª Oficina Antirracista. A atividade aconteceu no dia 12 de dezembro de 2024.
O tema principal abordado foi o racismo institucional. Mariana refletiu com o grupo sobre a presença do racismo dentro das empresas, repartições públicas, ONGs e instituições em geral.
Mais uma vez, foi uma oportunidade de reflexões e aprendizados. O grupo fez também uma avaliação geral dos aprendizados e tomadas de consciência que as oficinas realizadas ao longo do ano proporcionaram. Cada pessoa teve a oportunidade de compartilhar e de se expressar.
“A avaliação que prôpus ao grupo foi de vital importância, não só para ‘medir’ o aprendizado, mas também para gerar reflexões, de forma que o grupo, composto majoritariamente por pessoas brancas, pudesse entender seus privilégios e como usá-los a favor de pessoas negras, que estão com elas nas instituições e espaços de poder”, relatou a educadora.
O programa terá continuidade em 2025 e será ampliado para participação de equipes de trabalho e colaboradores de instituições parceiras também.
Texto:Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA / PNMCR