Projeto Arquitetônico é apresentado ao Conselho Consultivo do Parque do Cristo

Na tarde do dia 26 de abril, os membros do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor estiveram reunidos no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – Cisab, para a Reunião Ordinária do mês de abril. O principal ponto de pauta foi a apresentação do projeto arquitetônico do Parque.

A equipe responsável pelo projeto é coordenada pelos professores Josarlete Soares e Roberto Goulart, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, e formada pelos arquitetos colaboradores do ISAVIÇOSA, Marcel Pires e Hermano Fernandino, e também por duas estagiárias bolsistas estudantes do DAU/UFV. 

A equipe iniciou destacando a relevância deste momento de apresentação, depois de um ano de trabalho no desenvolvimento do projeto. Explicou que o trabalho foi construído a partir do Plano de Uso Público, elaborado embasado por oficinas participativas e consultas públicas, nas quais a comunidade viçosense sugeriu estruturas a serem desenvolvidas e materiais a serem utilizados. “A missão da equipe de arquitetura foi materializar o Plano de Uso Público em um projeto arquitetônico”, ressaltou o arquiteto Marcel Pires.

A professora Josarlete Soares compartilhou com os presentes os desafios enfrentados na elaboração do projeto, como a topografia da área e o cuidado necessário para se garantir acessibilidade. Destacou também o enorme potencial que o Parque do Cristo apresenta para oferecer um espaço único à população de Viçosa, dentro da área urbana, com uma estrutura completa de equipamentos para uso público e, ao mesmo tempo, com espaços de preservação – cumprindo a função de uma Unidade de Conservação, trazendo benefícios em relação à qualidade do ar, à fauna, à flora e à água, contribuindo na recuperação do lençol freático, e também oportunidades de lazer e bem-estar à população de Viçosa. 

Na apresentação do projeto arquitetônico, foi mostrado um mapa da Unidade de Conservação, com os diferentes setores. Os presentes foram convidados a fazer “um passeio” pelo Parque. Através de imagens, a equipe de arquitetura foi explicando as estruturas propostas para cada setor. 

Foram projetados portaria, sede administrativa, área no entorno da Santa, Lago com área de piquenique, ponto de apoio a visitantes e sanitários. Também uma área de lazer que inclui pista de skate, parkour, quadra poliesportiva com arquibancada, anfiteatro e parquinho para crianças. A proposta de uma trilha suspensa e que garanta a acessibilidade até chegar ao monumento do Cristo também foi apresentada. E, ainda, um Centro de Visitantes (com loja e espaço para uma exposição do histórico da UC), a substituição da balaustrada por guarda-corpo mais leve, um setor de alimentação para os visitantes também foram propostos. 

A equipe esclareceu que entre os próximos passos está a finalização de projeto executivo, ou seja, o produto final do projeto arquitetônico, que consiste no desenho técnico para a execução da obra. Além disso, já está trabalhando também na elaboração de termos de referência e editais, visando a contratação de empresas especializadas no campo da engenharia para o desenvolvimento de projetos estruturais e complementares, como elétrico, hidráulico, saneamento básico, dentre outros. 

Imagem 3D do projeto arquitetônico do Parque do Cristo, que sugere a vista panorâmica, com área do Lago, em primeiro plano, e trilha suspensa que promoverá acessibilidade ao monumento do Cristo.
Propostas para Portaria e Sede Administrativa do Parque do Cristo.
Proposta de intervenção na via lateral de acesso ao Cristo, e trechos da trilha suspensa que promoverá acessibilidade ao monumento.
Detalhe do Ponto de Apoio aos Visitantes do Parque, com estruturas de banheiro e bebedouros.

Rolar para cima