Na tarde do dia 26 de abril, os membros do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor estiveram reunidos no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – Cisab, para a Reunião Ordinária do mês de abril. O principal ponto de pauta foi a apresentação do projeto arquitetônico do Parque.
A equipe responsável pelo projeto é coordenada pelos professores Josarlete Soares e Roberto Goulart, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, e formada pelos arquitetos colaboradores do ISAVIÇOSA, Marcel Pires e Hermano Fernandino, e também por duas estagiárias bolsistas estudantes do DAU/UFV.
A equipe iniciou destacando a relevância deste momento de apresentação, depois de um ano de trabalho no desenvolvimento do projeto. Explicou que o trabalho foi construído a partir do Plano de Uso Público, elaborado embasado por oficinas participativas e consultas públicas, nas quais a comunidade viçosense sugeriu estruturas a serem desenvolvidas e materiais a serem utilizados. “A missão da equipe de arquitetura foi materializar o Plano de Uso Público em um projeto arquitetônico”, ressaltou o arquiteto Marcel Pires.
A professora Josarlete Soares compartilhou com os presentes os desafios enfrentados na elaboração do projeto, como a topografia da área e o cuidado necessário para se garantir acessibilidade. Destacou também o enorme potencial que o Parque do Cristo apresenta para oferecer um espaço único à população de Viçosa, dentro da área urbana, com uma estrutura completa de equipamentos para uso público e, ao mesmo tempo, com espaços de preservação – cumprindo a função de uma Unidade de Conservação, trazendo benefícios em relação à qualidade do ar, à fauna, à flora e à água, contribuindo na recuperação do lençol freático, e também oportunidades de lazer e bem-estar à população de Viçosa.
Na apresentação do projeto arquitetônico, foi mostrado um mapa da Unidade de Conservação, com os diferentes setores. Os presentes foram convidados a fazer “um passeio” pelo Parque. Através de imagens, a equipe de arquitetura foi explicando as estruturas propostas para cada setor.
Foram projetados portaria, sede administrativa, área no entorno da Santa, Lago com área de piquenique, ponto de apoio a visitantes e sanitários. Também uma área de lazer que inclui pista de skate, parkour, quadra poliesportiva com arquibancada, anfiteatro e parquinho para crianças. A proposta de uma trilha suspensa e que garanta a acessibilidade até chegar ao monumento do Cristo também foi apresentada. E, ainda, um Centro de Visitantes (com loja e espaço para uma exposição do histórico da UC), a substituição da balaustrada por guarda-corpo mais leve, um setor de alimentação para os visitantes também foram propostos.
A equipe esclareceu que entre os próximos passos está a finalização de projeto executivo, ou seja, o produto final do projeto arquitetônico, que consiste no desenho técnico para a execução da obra. Além disso, já está trabalhando também na elaboração de termos de referência e editais, visando a contratação de empresas especializadas no campo da engenharia para o desenvolvimento de projetos estruturais e complementares, como elétrico, hidráulico, saneamento básico, dentre outros.