Programa de Recuperação Ambiental realiza monitoramento da vegetação no Parque do Cristo

O monitoramento da vegetação é uma atividade muito importante dentre as ações do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) de Viçosa.

De acordo com Davi Senna, um dos coordenadores do PRA, “o monitoramento é uma etapa essencial para verificar a eficiência das ações operacionais implementadas, no processo de restauração e recuperação ambiental do Parque. A partir do monitoramento é possível verificar as espécies mais adaptadas e com maiores taxas de crescimento, como também as espécies que apresentam desenvolvimento mais lento.”

Ao final do mês de fevereiro, a equipe do PRA deu início a mais uma etapa do monitoramento, e deve prosseguir até meados de março. Este levantamento permite a coleta de dados e de indicadores ecológicos relacionados aos indivíduos plantados e também à regeneração natural, tais como: cobertura de copa, cobertura de gramínea, altura dos indivíduos, circunferência e altura do solo, projeção de copa, sanidade (saúde) dos vegetais, e fenologia (fases de desenvolvimento).

Embora os dados ainda estejam em processo de coleta, a equipe do PRA já iniciou a organização e interpretação das informações. Os resultados preliminares indicam que o processo de recuperação ambiental está ocorrendo conforme o previsto. O desenvolvimento das espécies segue dentro das expectativas, com a dispersão de sementes de diversos indivíduos plantados há dois ou três anos, além da constatação da chegada de espécies provenientes da regeneração natural.

Dessa forma, os primeiros resultados do monitoramento sugerem que a área está seguindo sua trajetória ecológica. Os indicadores ecológicos vêm apresentando evolução, evidenciando, por exemplo, o aumento na densidade de indivíduos, na frequência das espécies e na diversidade.

A atividade de monitoramento, ainda em andamento, contempla a avaliação de 14 parcelas permanentes em toda a área em restauração no Parque do Cristo. Até o momento, 9 parcelas já foram avaliadas.

Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima