Programa de Educação Ambiental recebe estudantes para aula de campo no Parque

Na tarde de 6 de setembro, estudantes do 4° ano da Escola Estadual Santa Rita de Cássia visitaram o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR). Acompanhados das professoras e da equipe de Educação e Interpretação Ambiental do Parque, o grupo trabalhou em campo alguns conteúdos que vêm sendo abordados em sala de aula.

Conversaram sobre as características da Mata Atlântica – bioma onde está inserido o Parque – e sobre a vegetação predominante em Viçosa, e também sobre o clima e o relevo. Refletiram sobre a história da devastação das matas na região, nos últimos dois séculos, e os impactos negativos para a cidade.

Nessa perspectiva, abordaram a importância do processo de recuperação ambiental conduzido pelo ISAVIÇOSA no PNMCR desde 2021 e os resultados positivos que já vêm sendo observados. Em âmbito local, a contenção das águas das chuvas na unidade de conservação vem contribuindo para minimizar as enchentes no município. Em nível global, conversaram sobre a importância do reflorestamento da área e como isso pode contribuir para o nosso futuro. Ressaltaram que a conservação da natureza, e em especial das florestas, tem sido apontada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como uma das principais fontes de mitigação climática, devido à sua capacidade de absorção de carbono da atmosfera.

Para conhecer melhor o trabalho que vem sendo realizado, os estudantes percorreram uma das trilhas do Parque, observando as diferentes técnicas utilizadas na recuperação ambiental, como as caixas de contenção (caixas secas), os terraços, trincheiras, além de visualizarem as mudas de árvores nativas plantadas no último ano.

Ao final da visita, os estudantes se reuniram na entrada principal do Parque para um piquenique e confraternização, retornando à escola extremamente felizes com a experiência ao ar livre e as trocas de conhecimento realizadas.

Rolar para cima