Preparação dos berços para o plantio de mudas no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor de Viçosa

O mês de Setembro foi marcado pela atividade. Entenda o que são os berços e qual o objetivo da ação!

Ao longo do mês de Setembro, o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor de Viçosa (PNMCR) recebeu berços para o plantio de mudas. A ação segue o Projeto de Restauração Ecológica do parque, desenvolvido em conjunto com a Semear Consultoria Agroecológica, ISAVIÇOSA, equipe de Recuperação de Áreas Degradadas e demais parceiros. Confira neste post as principais informações sobre a atividade!

O que são berços?

Berço é o nome dado a abertura do solo feita para preparar o local de plantio. O PNMC, desde o ano passado, passa pelo Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), ação do Programa de Recuperação Ambiental (PRA). Nessa frente consta o reflorestamento da área, sendo os berços parte do preparo para o plantio das mudas, que tornam o ambiente propício para as espécies plantadas. 

Preparação dos berços para o plantio de mudas no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor de Viçosa
Registro da participação de estudantes das redes de ensino de Viçosa na preparação dos Berços

Como foi feito o preparo de berços no parque?

Existem diversas técnicas e formatos para essa ação. No caso do parque, foram consultados documentos técnicos, que avaliam o potencial de regeneração natural das áreas do parque. A escolha por um espaçamento 2x3m entre plantas e faixas, respectivamente, se deu após análise detalhada. Inicialmente, foi delimitada a área para capina em faixas na curva de nível, e a expectativa é de que o plantio se inicie nas próximas semanas. 

Qual o objetivo da ação?

O projeto, que busca o reflorestamento da área, propõe o plantio de mudas nativas, de ocorrência da região. Para isso, foram consultadas pesquisas referentes a inventários florestais. Junto à Prefeitura Municipal, o ISAVIÇOSA fechou parceria com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), que irá ceder grandes partes das mudas a serem utilizadas. Além disso, sementes de viveiros da região serão plantadas, e a composteira criada pelo PRAD no interior do próprio parque será utilizada como adubo. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Parque? Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias!

Rolar para cima