Plantio das mudas com a participação das crianças

Postado em 1 de dezembro de 2023

Na segunda-feira, 28 de novembro, os estudantes do quarto ano do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes visitaram o Parque do Cristo, acompanhados pela equipe de Educação e Interpretação Ambiental, juntamente com estagiários do Programa de Recuperação Ambiental (PRA).

A ocasião marcou mais um momento especial para o Parque: o início da TEMPORADA DE PLANTIO. Desta vez, eles se envolveram no aprendizado das etapas da técnica de plantio com mudas, em contraste com a técnica de semeadura direta, utilizando a muvuca de sementes, que foi adotada por outro grupo de alunos no dia 16 de novembro.

Nesta atividade, as crianças tiveram a oportunidade de plantar diversas espécies de mudas, incluindo a juçara, aroeira, açoita-cavalo, alecrim do campo, ingá do brejo, quaresmeira e embáuba. Além disso, vivenciaram as etapas do plantio, incluindo a adubação com composto orgânico, a cobertura do solo em volta das mudas e a irrigação.

Foi uma experiência empolgante, as crianças adoraram e deram nomes diversos às mudas que plantaram. Após receberem instruções das equipes sobre as técnicas de plantio, ganharam autonomia para realizar seus próprios plantios.

Acreditamos que as crianças deixaram o Parque mais conscientes da importância da restauração ambiental e com novos conhecimentos sobre o plantio de árvores.