No dia 12 de junho, o Parque do Cristo recebeu onze estudantes da disciplina de Engenharia da Conservação de Solo e Água, da Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) da UFV.
O objetivo da visita foi conhecer as técnicas de conservação de solo e água implementadas no Parque, essenciais na recuperação das áreas degradadas.
Os estudantes foram recebidos pelo Engenheiro Florestal Davi Senna, responsável pelo Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque, e por Naíla Fernandes, da equipe de comunicação.
A visita teve início com as boas-vindas, apresentação de todos os participantes e uma breve apresentação sobre o histórico do Parque e sua gestão.
Em seguida, a turma fez uma caminhada nas trilhas pedagógicas, onde foi possível conhecer de perto o processo de recuperação, desde a teoria à aplicação. Foram apresentadas as técnicas mecânicas: caixas de contenção, terraços e paliçadas, essenciais para o controle da erosão e para a gestão hídrica. Davi Senna demonstrou o uso do equipamento “compasso de nível”, utilizado para a marcação dos terraços em curva de nível.
Também foram detalhadas as técnicas edáficas, explicando a importância da calagem (correção de acidez do solo), adubação mineral e a produção de compostagem para aplicação nos berços de plantio, enriquecendo o solo; e as técnicas vegetativas nas áreas em restauração ecológica, através de plantios de mudas nativas e aplicação de muvuca de sementes.
O grupo conheceu também as estratégias para prevenção a incêndios florestais, como a construção de aceiros e a formação de brigada de incêndios devidamente equipada para prevenção e combate.
Os protocolos de monitoramento de solo, água e vegetação, além de alguns dos resultados significativos já alcançados também foram apresentados.
A participação ativa dos visitantes, com diversas perguntas e contribuições, enriqueceu ainda mais o intercâmbio de conhecimentos.
Este dia reforça o papel do Parque do Cristo como um laboratório vivo de sustentabilidade e gestão de Unidade de Conservação, contribuindo na formação de futuros profissionais da área ambiental.
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
















