No dia 16 de junho de 2025, a coordenadora do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque do Cristo, Mariana Ambrósio, ministrou mais uma palestra sobre racismo ambiental e racismo estrutural. Dessa vez, para estudantes do 4º ano da Escola Estadual Effie Rolfs.
“Falar com crianças sobre racismo é sempre uma experiência única, que elenca desde os relatos dos alunos sobre seus sonhos até perguntas sobre parditude, por exemplo. Durante as palestras, fica evidente que a educação formal e os assuntos étnico raciais não andam de mãos dadas, ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata dessa questão”, nos relata Mariana.
De acordo com a educadora, ela sente que falar sobre racismo ainda é um tabu, algo a não ser dito. “Mas é na fala que nos fortalecemos, que aprendemos”, reforça ela.
“Até mesmo os rostos das professoras presentes se iluminavam na medida em que assuntos mais profundos sobre essa temática eram abordados. Os alunos estavam bastante empolgados, pediram fotos, participaram ativamente e aplaudiram muito no final. É sempre recompensador falar para quem deseja ouvir” finaliza a educadora.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA






