Parque do Cristo de Viçosa realiza plantio de árvores nativas no Dia da Árvore

Ação faz parte das atividades de recuperação ambiental previsto no Plano de Manejo 

Primeiro plantio de árvores do programa de restauração ecológica do Parque do Cristo aconteceu nesta quarta-feira (21), para celebrar o Dia da Árvore e dar continuidade ao Plano de Manejo do parque. Organizado pelo Programa de Recuperação Ambiental, o evento contou com participação de estudantes do Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes, os quais aprenderam com o plantio de árvores nativas da Zona da Mata.

Alunos do Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes participam do plantio de árvores nativas no PNMCR
Alunos do Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes participam do plantio de árvores nativas no PNMCR

Sobre orientação dos profissionais da Educação Ambiental, Gestão e Operacional, e Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD, os estudantes aprenderam as técnicas por trás do cultivo, observaram como é feito o passo a passo, aprenderam sobre árvores nativas da Zona da Mata e tiveram a oportunidade de realizar seu próprio plantio. O local escolhido revela uma mensagem simbólica e escolha estratégica – ao lado da escadaria, e em frente à escola, oferece às crianças a possibilidade de acompanhar os desdobramentos da atividade realizada. 

Considerado área de influência direta, o Centro Doutor Januário é a escola com localização mais próxima ao parque. O evento recebeu cerca de 100 alunos do ensino fundamental I da rede, que participaram do plantio após desenvolvimento do tema em sala de aula. Segundo a coordenadora da equipe de educação ambiental, Carolina Capanema, a participação da comunidade escolar dá continuidade ao Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque. Este visa atingir, a partir dos alunos, as famílias e moradores da região, segundo das Diretrizes Nacionais de Educação Ambiental em Unidades de Conservação.

Parque do Cristo de Viçosa realiza plantio de árvores nativas no Dia da Árvore

Primeiro plantio de árvores do programa de restauração

“É um aprendizado prático! A ideia é trabalhar essa temática com as crianças, aproveitando a data do dia da árvore e da primavera, para incentivar a proteção ambiental e promover uma ação de conscientização”, afirmou. Além disso, em sua mensagem de boas-vindas, Carolina reforçou a importância do evento para a história do parque: “esse é o primeiro plantio colaborativo. O parque existe desde 2001 e houveram algumas tentativas de implantação, mas que não foram levadas a sério. Então esse dia é muito importante para nós, é muito simbólico ser no dia da árvore, no início da primavera. Estamos em uma área que um dia já foi florestada, temos registros históricos e documentos que comprovam. É como se estivéssemos fazendo um retorno a uma paisagem que já existiu, é a construção de uma nova paisagem, em conjunto”

Rolar para cima