O racismo, em suas diversas manifestações, foi o foco do importante debate vivenciado pela equipe do ISAVIÇOSA, na última quarta-feira, 10 de julho de 2024.
A Oficina do Plano de Educação Ambiental Antirracista, facilitada por Mariana Ambrósio, coordenadora adjunta do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque do Cristo, trouxe muitas reflexões e aprendizados para o grupo que trabalha na implementação do plano de manejo da unidade de conservação.
Embasada em estudos científicos e também na própria experiência de vida, Mariana Ambrósio abordou diversos temas com os participantes. Trouxe questões instigantes como “O que é racismo?”, “O amor tem cor?”, “Você se autodeclara racista? Por quê?”, “Com quantas pessoas pretas você já se relacionou afetivamente?”. Essas questões fomentaram um profundo debate sobre racismo estrutural, racismo ambiental, racismo na família, racismo e relações de poder, racismo em desconstrução.
A Oficina foi uma oportunidade também para a equipe se integrar com a abordagem que está sendo trabalhada com os estudantes das escolas que visitam o Parque do Cristo e no evento Café com o Parque realizado mensalmente com os moradores das comunidades vizinhas à unidade de conservação.
O Parque do Cristo é para todas as pessoas. O Parque do Cristo é de todos nós!
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR