É com profundo pesar que o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor expressa suas mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Marinês Eiterer pelo seu falecimento, ocorrido nesta segunda-feira (17/07).
Marinês foi uma renomada cientista, bióloga, professora e militante da pauta socioambiental, que deixou um legado inestimável para a comunidade viçosense. Profunda conhecedora do histórico ambiental de ocupação da APA São Bartolomeu e consolidação do município. Sabia das plantas e dos bichos que por aqui vivem e suas interações ecológicas. Ela transmitia essa sabedoria para o papel, pintando lindas aquarelas.
Devido a sua sensibilidade e conhecimento sobre os ecossistemas locais, em 2022, a equipe do ISAVIÇOSA a convidou para realizar um estudo botânico, que nos orientou na escolha das espécies a serem plantadas no Parque do Cristo. Para isso, ela conduziu uma revisão de artigos científicos e relatos históricos sobre as espécies presentes nos fragmentos florestais de Viçosa e região. O resultado foi uma lista de espécies endêmicas do Bioma Mata Atlântica, que ocorrem nas proximidades. Isso nos permitiu realizar as ações de restauração ecológica. Além disso, Marinês participou também, com muito zelo e alegria, da Primeira Semana do Meio Ambiente, realizada recentemente.
Nossos pensamentos estão com sua família neste momento difícil. Desejamos que encontrem força e conforto para superar essa perda. A memória e o legado deixados por Marinês serão sempre lembrados e perpetuados em nossa comunidade!