O uso da tecnologia Laser Scanner Terrestre (LST) consiste em um método de levantamento topográfico que produz uma nuvem de pontos por meio da qual se retrata exatamente a topografia do terreno, com possibilidade de geração de um modelo 3D de altíssima precisão.
No dia 23 de agosto último, a equipe do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) em parceria com os pesquisadores do Laboratório de Pedometria e Geoprocessamento do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (LabGeo/DPS-UFV), realizou a avaliação de algumas áreas do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) utilizando este equipamento.
De acordo com Davi Senna, coordenador técnico do PRA, os dados estão sendo coletados anualmente, desde 2021, com a utilização do LST, ou seja, desde o início dos trabalhos de recuperação ambiental no Parque do Cristo. Estes dados serão utilizados para monitorar e registrar possíveis alterações na rugosidade do terreno e na dinâmica do fluxo de escoamento superficial. O uso deste equipamento permitirá um ultra detalhamento do relevo da área ao longo dos anos, sendo considerado a forma mais eficiente de verificar os processos de perda de solo em áreas em recuperação.
Essa atividade faz parte dos Programas de Monitoramento e de Recuperação Ambiental do PNMCR.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA/PNMCR