Mercantilização da Natureza em debate no Café com o Parque

Na última quinta-feira, 21 de novembro de 2024, foi realizada a 10ª edição do ano do Café com o Parque, no bairro Bela Vista. Estiveram presentes oito moradores, sendo sete mulheres e um homem.

A equipe do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque fez as atualizações das atividades desenvolvidas no último mês nos trabalhos de implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação.

A coordenadora da equipe, Carolina Capanema, compartilhou informações sobre a aprovação do ISAVIÇOSA como membro do Pacto pela restauração da Mata Atlântica e aproveitou para convidar toda a comunidade do Bela Vista para participar do Mutirão de Plantio, realizado no dia 22 de novembro no Parque.

Aproveitando o contexto, a educadora aproveitou para fomentar um debate sobre as mudanças climáticas e os processos de negociações climáticas hoje tão presentes na pauta global. O grupo discutiu sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 – COP 29, e também sobre a mercantilização da Natureza – bens naturais tratados como mercadorias e como objetos de negociações financeiras.

Conversaram ainda sobre a regulamentação do mercado de crédito de carbono no Brasil recentemente aprovado pela Câmara. O debate levou os presentes a refletir sobre o contexto e o porquê da crescente valorização do reflorestamento e da recuperação ambiental atualmente.

Ao final, combinaram sobre a caminhada e o momento de confraternização programados para o dia 1º de dezembro no Parque do Cristo, que também terá a presença da comunidade do bairro Bom Jesus e da equipe ISAVIÇOSA.

Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima