Melhorias na entrada principal e adequação dos acessos ao Parque

No mês de agosto, foram iniciados os trabalhos de melhoria da entrada principal do Parque e também das vias de acesso.


No espaço da entrada, que anteriormente era subutilizado, foi feita a limpeza e retirados lixo e entulhos. Em seguida, foi construído um banco circular em hiperadobe (técnica de bioconstrução com terra ensacada).


O local foi também gramado. Foram construídos os parapeitos e balizadores – estacas móveis com a função de controlar a entrada de automóveis no Parque – para limitar a entrada apenas aos veículos autorizados. Também foram instalados painéis de madeira, onde serão fixadas placas informativas sobre o Parque.


As próximas etapas serão a pintura do banco com tinta de terra e a instalação das placas.

Adequação dos acessos ao Parque
Em função da chegada do período das chuvas, se fez necessário a adequação dos dois principais acessos mais utilizados para se chegar ao PNMCR: o do Bairro Bom Jesus, que leva até a Santa e à sede administrativa, e um dos acessos internos, que inicia na entrada principal e segue até a área onde se realiza a compostagem.


Essas intervenções são necessárias para melhorar condições de ir e vir das pessoas dentro da Unidade de Conservação, e também para facilitar o transporte de materiais e o tráfego de veículos e máquinas utilizadas na manutenção e recuperação do Parque.


As melhorias auxiliam ainda no ordenamento das águas pluviais que escorrem nesses acessos. Para isso, estão sendo construídas canaletas laterais e lombadas, para direcionar as águas das enxurradas e também caixas de contenção, no entorno, para reter tanto o escoamento da água como os sedimentos durante as chuvas.


As adequações dos acessos fazem parte do plano de manejo do Programa de Recuperação Ambiental – PRA e também contribuem com os programas de educação ambiental e uso público.

Rolar para cima