O Corpo de Bombeiros e a Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios do Parque do Cristo combateram, ontem à noite, 1º de agosto de 2024, mais um foco de incêndio. Dessa vez, o fogo foi dentro do Parque.
O fogo foi avistado por um morador do bairro do entorno, que prontamente entrou em contato pelas redes sociais do Parque. A equipe de brigadistas e o Corpo de Bombeiros foram acionados imediatamente.
Tudo indica que foi um incêndio criminoso, intencionalmente colocado, dado o horário (após às 22h) e o local em que ocorreu. A área atingida fica na parte alta, próxima à estátua do Cristo e nos limites com a Rádio Montanhesa.
O fogo não atingiu a parte da restauração florestal graças aos aceiros abertos há algumas semanas no local, que impediram as chamas de se espalhar. Mas, infelizmente, atingiu a vegetação nativa em área de regeneração natural assistida (capoeira).
Até o momento, não houve registro de animais mortos.
Este já é o 22º incêndio combatido pela Brigada do Parque do Cristo neste ano de 2024. O primeiro dentro da unidade de conservação.
Importante lembrar que provocar incêndio florestais é crime! De acordo com a Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998, quem comete este ato, mesmo que de forma culposa (sem intenção), está sujeito a reclusão e a multa.
Pedimos, mais uma vez, a atenção da população para evitar o uso de fogo para qualquer finalidade neste período de forte seca. Já são 105 dias sem chuvas significativas no município de Viçosa.
Avistando qualquer foco de incêndio em áreas próximas ao Parque do Cristo, ligue: (31) 97187-4734 e 193.
Para focos de incêndios em outros locais de Viçosa, acione o Corpo de Bombeiros: 193.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Rodrigo Almeida/ ISAVIÇOSA/PNMCR