Nos dias 2 e 4 de setembro, a equipe do Parque recebeu, para visita técnica, oito turmas da disciplina Levantamento, Manejo e Conservação de Solo e Água, do curso de graduação em Agronomia da UFV. Os estudantes vieram acompanhados pelo professor Bruno Nery, do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas.
No dia 2 de setembro, as turmas foram recebidas pelo engenheiro florestal Davi Senna, coordenador técnico do Programa de Recuperação Ambiental do Parque do Cristo.
No dia 4 de setembro, quem guiou a turma foi a historiadora Mariana Ambrósio, coordenadora do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do PNMCR. A educadora apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido com as escolas e comunidades do entorno do Parque, e falou sobre Racismo Ambiental para os estudantes.
As turmas conheceram ainda um pouco sobre a história do Parque do Cristo, o Plano de Manejo e os programas em andamento.
Visitaram a sede administrativa, onde conheceram documentos técnicos, ferramentas e equipamentos. Acessaram dados de monitoramento da perda de solo que demonstram a eficiência das técnicas aplicadas na recuperação e restauração ecológica da área.
Caminharam pelas trilhas para conhecer de perto as práticas conservacionistas, dentre elas as técnicas mecânicas iniciais para reduzir processos erosivos: caixas de contenção, terraços em curva de nível e paliçadas. Conversaram também sobre as técnicas edáficas utilizadas para a correção do solo, com calcário, fertilizantes minerais, composto orgânico e adubação verde. E para complementar, as técnicas vegetativas aplicadas, como o plantio de mudas e sementes de espécies nativas através de plantio total, plantio de enriquecimento e regeneração natural assistida.
Durante a visita, os estudantes puderam aprender sobre os protocolos de monitoramento do solo e da vegetação em recuperação, além do Plano de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais.
A atividade foi um momento de aprendizado, troca de saberes e reflexões sobre a degradação ambiental da nossa região e a importância das ações de recuperação.
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA
































