Na quarta-feira, 4 de setembro de 2024, 20 estudantes dos cursos de agronomia, biologia, engenharia florestal, engenharia ambiental e geografia da Universidade Federal de Viçosa, visitaram o Parque do Cristo. A visita foi uma atividade da disciplina optativa Recuperação de Áreas Degradadas, do Departamento de Engenharia Florestal, ministrada pela professora Emanoele Abreu.
No Parque, a turma foi recebida por Carolina Capanema, coordenadora do Programa de Educação Ambiental e por Mariana Ambrósio, também da equipe e coordenadora do Plano de Educação Antirracista. Davi Senna, da equipe do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) também recepcionou o grupo, além dos zeladores José Vicente e José Alves.
Na conversa, durante a caminhada pelo parque, o grupo percebeu a importância dos processos de recuperação de áreas degradadas, que se dá através de um conjunto de técnicas implementadas e monitoradas de forma sequencial.
Os estudantes puderam também conhecer um pouco mais sobre o contexto social do Parque do Cristo e sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com as comunidades do entorno, com destaque para o Plano de Educação Ambiental Antirracista. Conversaram também sobre a importância de se considerar, além das técnicas ambientais, os aspectos históricos e sociais nos processos de recuperação das áreas degradadas. E ainda debateram sobre como as relações sociais e ambientais estão interligadas em uma Unidade de Conservação, o que nos faz entender a sua constituição enquanto um espaço socioambiental.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA/PNMCR