Dia Mundial da Água: Conheça o plantio de água realizado no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor

Não, você não leu errado: É possível plantar água! Confira hoje informações sobre a técnica, aplicada aqui no Parque do Cristo

O que é o Plantio de Água?

Entende-se como Plantio de Água uma forma de gestão das propriedades rurais que combina diversas tecnologias para se ampliar a quantidade e a qualidade de água, por meio da proteção de córregos e nascentes, redução da erosão e maior infiltração das águas das chuvas nos solos.

Combinando quatro tecnologias, o plantio de água consegue reduzir a erosão do solo, aumentar a infiltração de água da chuva no solo, evitar contaminação deste e melhorar a quantidade e qualidade de água disponível nas microbacias hidrográficas. Todos os objetivos são essenciais para manutenção e preservação do espaço, e apresentam, como resultado, a gestão do recurso hídrico

Não, você não leu errado: É possível plantar água! Confira hoje informações sobre a técnica, aplicada aqui no Parque do Cristo

Plantio de Água no Parque do Cristo

A estratégia foi aplicada no parque após diagnóstico e interpretação do local, com delimitação das sub-bacias. A partir disso, técnicas foram aplicadas para reduzir ao máximo processos erosivos e conservar os solos com práticas mecânicas (voltadas para a contenção, escoamento, facilitação da infiltração) e vegetativas (aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo).

Esquema do ciclo da água
Esquema do ciclo da água, indicando o processo de infiltração da chuva no solo e o abastecimento do lençol freático, que por sua vez alimenta as nascentes que dão origem aos córregos. Quando há a remoção da cobertura vegetal e a degradação dos solos, tem-se a diminuição da infiltração e aumento do escoamento superficial, causando erosão e redução da disponibilidade de água. Em uma microbacia, as áreas de infiltração e recarga ocorrem nas partes mais elevadas e as matas ciliares garantem a proteção no entorno dos córregos e nascentes
(Fonte: MEIRA, et al. 2015).

O parque e a comunidade

A técnica é baseada nas necessidades sociais, integrando saneamento básico, recuperação de florestas e educação ambiental para proteger a água no campo. Na prática, trata-se de um método eficiente, simples e barato de conservar água no solo. Moradores do entorno do parque conseguem aplicar a técnica do plantio, que é considerada uma tecnologia social. Ou seja, recebe um selo de metodologia que soluciona um problema ou demanda da sociedade. É reconhecida como tal pela Fundação Banco do Brasil e a Rede Transforma, por valorizar as ações comunitárias e relações de vizinhança na gestão dos recursos hídricos. Foi a Associação de Plantadores de Água, de Alegre/ES, quem desenvolveu e cadastrou a técnica, a partir de uma experimentação que durou 30 anos, e hoje é modelo em gestão de recursos hídricos.

Plantio de Água e a Crise Hídrica em Viçosa

O plantio de água possibilita um melhor uso do solo e da água, através do conjunto de técnicas e conceitos combinados no processo. Dentre todos os resultados comprovados, no contexto ambiental do município de Viçosa, a técnica soluciona a crise hídrica vivenciada. Combatendo o baixo nível de água em reservatórios, o plantio de água aumenta a infiltração de água do solo, o que é muito importante para evitar enchentes, por exemplo. 

Além disso, no campo, em paisagens rurais ou em parques, solos degradados intensificam o escoamento superficial da água das chuvas, gerando, por exemplo, assoreamentos e erosões. Aumentando a infiltração de água no lençol freático do Parque, evitam-se diversos problemas que poderiam surgir na área em período de chuvas. A medida contribui também para uma melhor qualidade do solo, auxiliando no crescimento da flora. Por fim, o plantio de água abastece o lençol freático, de modo que todas as nascentes da região sejam abastecidas a partir das atividades do PNMCR. 

Captação de água

É importante reforçar que o Plantio de Água não é a única técnica aplicada no parque! O plantio é uma estratégia de grande importância, uma vez que o solo coberto retêm mais água, sendo considerado uma técnica de conservação. Mas são diversas as medidas que contribuem para a captação de água no PNMCR: temos na área caixas de contenção (reservatórios externos utilizados para fazer a contenção da água das chuvas coletadas), paliçadas (obra de defesa para conter erosões), terraços em curva de níveis (desníveis artificiais criados para reter água em declives), cordões vegetativos (barreiras vivas para controle de erosão), entre outros métodos. 

Para mais informações, acompanhe o Parque nas redes sociais (@parquedocristo) e agende sua visita à nossa Unidade de Conservação!

Para mais informações, acompanhe o Parque nas redes sociais (@parquedocristo) e agende sua visita à nossa Unidade de Conservação! 

Rolar para cima