De 28 a 30 de julho, o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) foi o cenário de um importante curso de prevenção e combate a incêndios florestais. O objetivo do curso, uma das atividades da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Parque do Cristo – foi a reciclagem e o fortalecimento da brigada, preparando a equipe para a temporada de estiagem.
A capacitação, ministrada pelo experiente Sargento Daniel Pereira do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, foi um esforço conjunto de cooperação. Participaram as equipes do Parque do Cristo, da Prefeitura Municipal e Defesa Civil de Viçosa e equipe do município de Paula Cândido.
A parte teórica ocorreu nas instalações do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata Mineira (CISAB-ZM) @cisabzm , onde os participantes aprofundaram seus conhecimentos em estratégias, medidas de segurança e procedimentos operacionais. Em seguida, os momentos práticos no interior do Parque proporcionaram uma imersão completa, alinhada com as orientações técnicas do Corpo de Bombeiros.
Entre as atividades, os brigadistas praticaram a construção pedagógica de um aceiro próximo ao monumento do Cristo e realizaram simulações de combate para aprimorar a agilidade e a coordenação. O curso também abordou as principais ferramentas de combate e a importância da sua manutenção periódica, além de noções de primeiros socorros.
Com esse treinamento, o PNMCR reafirma o compromisso com a proteção do meio ambiente e com a segurança da comunidade. Reforça que a prevenção é a nossa maior ferramenta, e que ter uma equipe capacitada é fundamental para conservar o Parque do Cristo.
Texto: Davi Senna/Engenheiro Florestal, membro da equipe do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) e da brigada de incêndios do Parque do Cristo
Arte: Ana Cibelle Prado/ISAVIÇOSA
Foto: Ana Cibelle Prado, Davi Senna e Sargento Daniel Pereira























