No Dia 24 de setembro de 2024, foi realizado, no Museu de Zoologia, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, o Curso de Animais Peçonhentos para a equipe que trabalha na implementação do plano de manejo do Parque do Cristo.
O curso foi ministrado pelo professor Renato Neves Feio e pelos bolsistas Ana Paula Dias, Beatriz Alves, Leone Lima e por Pedro Henrique Rabelo, técnico do laboratório.
Foi um curso introdutório teórico-prático onde abordaram a diferenciação entre animais peçonhentos e não-peçonhentos, as implicações que os peçonhentos podem trazer para saúde, e práticas para manipular estes animais.
Os participantes viram aracnídeos, cobras, serpentes. Aprenderam como identificar as peçonhentas. Fizeram também a manipulação de algumas serpentes, simulando o resgate delas, entendendo como realocá-las na natureza, com segurança para as pessoas e sem maltratar os animais.
Participaram da atividade tanto a equipe de campo e zeladoria das trilhas do Parque quanto as equipes técnicas diversas. Foi um momento de grande aprendizado e de entendimento que o fundamental é manter a calma e ter respeito aos animais. Importante também fazer o uso correto dos equipamentos – na maioria das vezes ferramentas simples, de fácil construção – para manipular esse tipo de fauna e poder conviver bem com ela.
Texto:Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR