Nesta data especial em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor divulga o resultado da campanha para escolha de sua mascote
A coruja-buraqueira foi o animal mais votado dentre as candidatas à mascote do Parque do Cristo. Recebeu 900 dos 1372 votos totais. Também concorreram ao pleito o pica-pau-do-campo, que obteve 283 votos, e a maria-preta-de-penacho, que conquistou 189 votos, ficando em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A campanha de eleição foi aberta no último dia 13 de maio e seguiu até essa segunda-feira, 3 de junho. No dia 4, foi feita a apuração dos votos e hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) anuncia o resultado.
No total, foram 1372 votos. Sendo 400 online, através do formulário de votação divulgado pela imprensa e nas redes sociais, e os outros 972 votos foram presenciais, através das cédulas de votação. A votação presencial aconteceu no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes e na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, nos eventos Café com o Parque realizados nos bairros Bela Vista e Bom Jesus e na sede do Parque do Cristo.
A participação da comunidade viçosense foi muito significativa, principalmente das crianças.
Quem foram as candidatas à Mascote do Parque?
Para realizar essa campanha, foram selecionados os três animais mais presentes no Parque do Cristo atualmente, mais facilmente avistados pelos visitantes, que são: a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), a maria-preta-de-penacho (Knipolegus lophotes) e o pica-pau-do-campo (Colaptes campestres).
As informações completas sobre as três espécies foram apresentadas em postagens nas redes sociais: @parquedocristo. Lá também foram divulgadas as instruções para participação e o acesso ao formulário de votação online.
Objetivos da campanha
No decorrer da campanha, a equipe do Parque do Cristo chamou a atenção para a importância da participação social na escolha da mascote bem como nas diversas ações que estão sendo desenvolvidas para a implementação da unidade de conservação.
Além de eleger o animal mais representativo para ser o símbolo e reforçar a identidade, a campanha também procurou fomentar a criação de laços afetivos entre a população de Viçosa e o Parque do Cristo.
No decorrer da campanha, os viçosenses foram chamados a olhar para o Parque do Cristo, conhecer as ações de recuperação e educação ambiental que estão sendo implementadas no local e ajudar na divulgação deste trabalho.
Foi ressaltada a importância deste espaço para a cidade de Viçosa, em se tratando de uma unidade de conservação no centro urbano, que já se encontra em processo de estruturação para receber os moradores do município, bem como turistas e visitantes, para atividades de lazer, educação e contato com a natureza.
A campanha reforçou também a necessidade de um maior engajamento social para a continuidade dos trabalhos de implementação. A população precisa abraçar a causa, compreender que o Parque do Cristo pertence a todos os moradores de Viçosa, e cobrar do poder público uma maior atenção para que a unidade de conservação municipal esteja efetivamente na agenda do munícipio.
Foto: Naíla Fernandes /ISAVIÇOSA /PNMCR