A TNC – The Nature Conservancy é uma organização não governamental que trabalha em escala global pela conservação do meio ambiente. Na semana passada, o ISAVIÇOSA assinou com a TNC um acordo de cooperação, com o propósito de desenvolver ações para implementar uma agenda de conservação e restauração de ecossistemas na região de abrangência da bacia hidrográfica do rio Turvo Sujo, nos municípios de Viçosa, Cajuri, Coimbra e Teixeiras.
A primeira ação do Acordo prevê a restauração de 26 hectares em áreas de propriedades rurais na bacia do Ribeirão São Bartolomeu, e inclui também uma área do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor – unidade de conservação no munícipio de Viçosa, que se encontra em fase de implementação do seu Plano de Manejo, sob a coordenação do ISAVIÇOSA.
Para alinhar o planejamento das atividades previstas neste acordo, no dia 18 de outubro, a equipe da TNC esteve na sede do ISAVIÇOSA e também no Parque do Cristo.
Participaram da visita Rubens Benini, coordenador nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e líder da Estratégia de Florestas e Restauração da TNC Brasil, e também Leonardo Ivo, líder de conservação em Minas Gerais, e Julio Tymus, coordenador de restauração de ecossistemas.
Guiados pela equipe ISAVIÇOSA, os coordenadores fizeram uma caminhada pelo Parque percorrendo as partes que já vêm sendo trabalhadas nos últimos dois anos, e também as que estão em fase de pleno preparo para as ações de recuperação.
A equipe ISAVIÇOSA contextualizou-os da história do Parque. Os visitantes conheceram também a sede, a equipe de trabalhadores, e as diferentes ações, técnicas e estratégias implementadas: compostagem, condução da regeneração, plantio de espécies nativas e adubação verde, conjunto de práticas mecânicas de conservação de solo e água, como terraços, caixas de contenção, canaletas, paliçadas, dentre outras.
De acordo com a equipe ISAVIÇOSA, a visita foi muito positiva, visto que a equipe da TNC acompanha projetos de restauração no Brasil e no mundo todo. Além de apresentar o trabalho desenvolvido, a equipe ISAVIÇOSA teve a oportunidade de escutar pontos de vista e relatos de experiências. Já os coordenadores, puderam conhecer o trabalho de restauração ecológica que vem sendo desenvolvido numa Unidade de Conservação localizada no centro urbano, perceber a mudança de paisagem que já ocorre, o conjunto de ações que estão sendo implementadas, o monitoramento sistemático que vem sendo feito. Foi um momento de integração e de troca de conhecimentos.