Coordenadora do Plano Antirracista do Parque do Cristo participa de eventos do Dia da Consciência Negra

Na semana de 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a coordenadora do Plano de Educação Ambiental Antirracista do Parque do Cristo, Mariana Ambrósio, participou de uma série de eventos.

Mariana palestrou no 4º Encontro de Historiadores de Divinésia-MG, compôs mesa de debate sobre “Racismo Estrutural” na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, e participou de um ensaio fotográfico em um salão de beleza, seguido por uma entrevista para falar do trabalho que vem desenvolvendo no Parque do Cristo

Mariana Ambrósio ressalta a importância desta data, destacando que “o Dia da Consciência Negra celebra a vida, a cultura e a resistência de pessoas negras e suas grandes contribuições para o país. No ano de 2024, através de um decreto, o dia 20 de novembro tornou-se feriado nacional, no Brasil, não sendo somente um dia de descanso, mas um momento para celebração e sensibilização acerca da luta do povo negro contra os racismos.”

Sobre o trabalho desenvolvido no Parque, ela relata que “o Parque do Cristo, desde janeiro de 2024, vem desenvolvendo uma série de ações para debater o racismo estrutural e, consequentemente, coibi-lo. As ações envolveram a minha contratação, uma profissional negra, para coordenar o Plano de Educação Ambiental Antirracista, palestras, oficinas e diálogos com as comunidades e escolas vizinhas ao Parque. O tema não é tratado de forma isolada, mas vivenciado o ano todo, numa luta que envolve negros e brancos aliados.”

Fotos: Acervo pessoal Mariana Ambrósio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima