Conservação da Biodiversidade

O Programa de Conservação da Biodiversidade do Parque do Cristo, de acordo com as diretrizes propostas pelo Plano de Manejo da unidade de conservação, tem como objetivo promover as características ambientais mais relevantes, utilizar os meios legais de proteção de espécies ameaçadas de extinção, bem como melhorar a qualidade ambiental do Parque, por meio de ações de gestão com foco na preservação, conservação e monitoramento dos solos, dos recursos hídricos, da flora e da fauna.

Para atingir o objetivo de conservação e proteção da biodiversidade, um dos princípios de criação do Parque do Cristo, é preciso garantir uma equipe capacitada e uma infraestrutura adequada. Nesse sentido, o Plano de Manejo do PNMCR, em seu Programa de Conservação da Biodiversidade, apresenta diretrizes para o manejo da vida silvestre, monitoramento dos aspectos biofísicos, realização de pesquisas científicas, sistematização e disponibilização de informações, além de atividades com interface com os programas de Uso Público, Educação e Interpretação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Gestão e Operação.

Principais atividades realizadas

Para resguardar atributos excepcionais da natureza, proteger a flora, a fauna e demais recursos naturais, bem como promover ações educacionais, científicas e recreativas, o Parque do Cristo promove diversas ações para Conservação da Biodiversidade.

Plano de Pesquisa Científica

Sistema de Autorização de Pesquisa e Gestão de Dados

Acolhimento e orientação de pesquisadores/as

Monitoramento Biofísico

Programa de Estágios

Programa de Voluntariado

Zeladoria de Matas

Banco de Dados Geográfico

SAP Parque do Cristo

O Sistema de Autorização de Pesquisa (SAP) do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor – Viçosa / MG é inspirado na plataforma Sisbio do ICMBio para autorização de pesquisas em unidades de conservação federais.

Pesquisas científicas, visitas de instituições de ensino de nível superior e iniciativas de ciência cidadã devem solicitar autorização prévia por meio do sistema. O Parque do Cristo tem até 30 dias para dar retorno sobre a solicitação, uma vez que os pedidos são avaliados pela Câmara Técnica de Pesquisa.

Rolar para cima