A 5ª edição de 2025 do evento Café com o Parque no bairro Bom Jesus aconteceu no dia 30 de junho.
Após serem repassadas as atualizações das atividades realizadas no Parque, a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Mariana Ambrósio, dando continuidade à proposta de debater sobre racismo ambiental e temas correlatos com as comunidades do entorno do Parque, propôs uma conversa sobre a contribuição negra para a história, cultura, música e ciência no Brasil e no mundo.
Durante a conversa, vários nomes foram exaltados, como o de Nelson Mandela e Martin Luther King. Mariana relata que os moradores trouxeram para o debate também a questão da criminalização do ritmo do funk. “Ressaltaram como esse movimento de apagar a cultura preta vem crescendo no país”, conta a educadora.
Foi feita ainda uma exposição de várias fotos de mulheres cientistas que contribuíram para o avanço da ciência no mundo, inclusive brasileiras.
O Café com o Parque tem se revelado um espaço de aprendizado, debate e troca de ideias. A coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Parque destaca que o evento “vendo contribuindo para ampliar a cosmovisão de todos os participantes”.
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA













