No último dia 4 de agosto, foi realizado o evento Café com o Parque, no bairro Bom Jesus.
A coordenadora do Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque, Mariana Ambrósio, facilitou um debate, com os presentes, sobre a importância dos biomas e os efeitos destrutivos que estão sofrendo com as mudanças climáticas.
Durante a conversa, os participantes falaram sobre as características de cada bioma, sobre a diversidade de fauna e flora, sobre serviços ecossistêmicos e regulação do clima.
Conversaram também sobre a Mata Atlântica, bioma no qual está inserido o município de Viçosa, e que é um dos mais devastados.
Destacaram o trabalho de recuperação ambiental que vem sendo desenvolvido com a implementação do Plano de Manejo do Parque do Cristo. Conversaram sobre a importância do levantamento feito a respeito das espécies nativas da Mata Atlântica específicas do local, de forma que o reflorestamento seja o mais fidedigno possível à vegetação original. E celebraram a possibilidade de encontrar no Parque do Cristo um local para lazer e conexão com a natureza “de forma gratuita e perto de casa”.
“Uma das partes mais interessantes dessas reuniões é o aprendizado, a construção coletiva de conhecimento. Cada pessoa traz uma nova informação, faz um relato, compartilha uma experiência única. O Café com o Parque se tornou um espaço de troca de saberes, onde há uma revalorização do saber popular, da escuta das experiências e vivências dos moradores, que torna cada evento único e especial” relata Mariana Ambrósio.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Mariana Ambrósio/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA




