O Parque do Cristo recebeu a visita de mais uma turma do 7º ano da Escola Estadual Santa Rita de Cássia. O total de 24 estudantes e dois professores formaram o grupo que esteve no Parque na quinta-feira, 2 de maio de 2024.
A caminhada pela trilha foi guiada por Carolina Capanema e Mariana Ambrósio, da equipe de Educação e Interpretação Ambiental e contou com a presença do gerente operacional Rodrigo Almeida. O tema trabalhado com a turma foram os biomas brasileiros, com destaque para a Mata Atlântica, bioma no qual estamos inseridos.
Abordaram desde a formação geológica e da vegetação até os processos históricos de ocupação e devastação pós-colonização.
Você sabia que o bioma Mata Atlântica foi o primeiro a ser ocupado pelos colonizadores? E que hoje estima-se que tenha menos de 30% da sua vegetação original? Todas essas informações foram conversadas com os estudantes.
Em seguida, a partir deste mesmo olhar – de uso e ocupação do solo – abordaram a história do Parque do Cristo. Fizeram um resgate histórico, desde o início do século XX, quando houve o estabelecimento de uma fazenda no local, que por sua vez, foi antecedido pela devastação das matas. Perpassaram também a instalação do Colégio de Viçosa, na década de 1950. Chegaram ao início do século XXI, momento de criação do Parque, até alcançar os dias de hoje. Conversaram sobre os trabalhos em desenvolvimento pela recuperação ambiental do local e restauração vegetal, perpassando as estruturas e as técnicas que estão sendo usadas neste processo.
Parque do Cristo também é educação ambiental.
Seguimos juntos/as pela implementação do Parque!
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR