Atualizações e debate sobre questões ambientais no Café com o Parque no BJ

O último Café com o Parque no bairro Bom Jesus aconteceu na noite de 1º de outubro de 2024. O evento teve a participação de seis adultos e uma criança.

A Equipe de Educação e Interpretação Ambiental fez as atualizações das atividades realizadas no último mês e das visitas que aconteceram, e contou sobre a avaliação com laser scanner feita na área em recuperação ambiental.

Mariana Ambrósio, coordenadora do Plano de Educação Ambiental Antirracista, falou sobre as aulas que deu na E.E. Santa Rita de Cássia sobre Brasil colônia e Racismo ambiental.

Aproveitando o ensejo do recente Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, Carolina Capanema, coordenadora da equipe de Educação Ambiental, chamou os presentes para fazer uma reflexão coletiva sobre as árvores, instigando-os a refletir sobre os valores que nós, humanos, atribuímos a elas. Nesse sentido, convidou as pessoas a pensarem se as árvores e florestas devem ser preservadas apenas por trazerem benefícios aos seres humanos, como costumamos fazer.

“Será que não deveríamos pensar a preservação da flora pelo seu valor intrínseco? Pensar cada espécie como um indivíduo que merece e tem direitos, trazendo para o debate os Direitos da Natureza, que têm sido tão falados na atualidade?” questionou ela.

Sob a perspectiva da ética biocêntrica, Carolina compartilhou que “cada indivíduo que habita a Terra tem direitos simplesmente por existir e não pelos benefícios que trazem aos seres humanos”.

Assim, a educadora aproveitou a oportunidade do Café com o Parque para colocar em pauta as pesquisas atuais sobre neurobiologia vegetal e outros temas, que vêm modificando a forma como percebemos as plantas. “O evento nos proporcionou um momento de educação ambiental mais amplo e foi muito positivo”, relatou Carolina.

Por fim, a equipe do Parque apresentou o vídeo produzido e publicado recentemente pela equipe de comunicação do Parque, que mostra a importância da unidade de conservação urbana para o munícipio e especialmente a importância do Parque do Cristo para a cidade de Viçosa.

Texto:Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima