Atividade com tinta de terra no Parque

Ainda como parte das comemorações do aniversário do Parque do Cristo, no último dia 17 de outubro, a equipe de Educação e Interpretação Ambiental teve o prazer de receber quatro turmas da Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes (CMEDJAF). A criançada participou de uma empolgante atividade, na entrada principal do Parque: Pintura com tinta de terra!

Esse momento especial contou com a colaboração do experiente tintor de Viçosa, Pedro Quirino, que é especialista na produção desse tipo de tinta.

Um dos objetivos da atividade foi trabalhar a percepção ambiental das crianças, incentivando a observação das diferentes cores presentes na natureza, especialmente na paisagem do Parque. O Parque do Cristo é um parque urbano e com este exercício, buscou-se ativar os sentidos para os elementos da natureza como constituintes da realidade da cidade.

As cores, observadas pelo sentido da visão, podem contribuir para a afirmação da nossa identidade, na medida em que estão associadas, entre outros fatores, à geografia, à geologia, à luz e também à cultura. No caso de Viçosa, os morros verdes que circundam o centro urbano e seus solos amarelo-avermelhados ajudam a construir nossa identidade local e contribuem para a formação de nossas memórias sobre a cidade.

A opção do trabalho com a tinta de terra também se deve por sua composição menos poluidora do ambiente, além de apresentar baixo custo e boa durabilidade, o que a torna uma excelente opção em atividades educativas.

A alegria envolveu as crianças, permitindo que elas expressassem suas visões do Parque através da arte. Produziram desenhos encantadores!

A atividade foi muito gratificante e divertida. “Gostei muito da atividade!” e “Primeira vez que faço pintura com tinta de terra!” foram alguns dos empolgados depoimentos das crianças.

Além de se expressarem artisticamente, as turmas tiveram também a oportunidade de conhecer a área de compostagem do Parque e aprender sobre a importância dessa prática para o meio ambiente.

Foi uma manhã de muitos aprendizados, com muita arte, alegria e diversão!

Rolar para cima