Atenção: Estátua do Cristo Redentor de Viçosa e estruturas anexas continuam interditadas

Postado em 4 de março de 2024

O ISAVIÇOSA vem alertar a população que a estátua do Cristo Redentor de Viçosa e as áreas anexas continuam INTERDITADAS! Não devem ser visitadas, pois apresentam riscos!

A Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria de Obras, informou que a interdição do local, através de cercamento, será feita ainda nesta semana. A área ficará isolada até que seja feita a reforma da estátua e das estruturas anexas.

Desde novembro de 2022, diversas solicitações foram feitas, aos órgãos públicos responsáveis, pedindo a interdição e a reforma. Tiveram como base o estudo técnico realizado por equipe especializada coordenada pelo professor Diôgo Silva de Oliveira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), contratada pelo ISAVIÇOSA.

O estudo foi apresentado em dois relatórios complementares: Relatório de Inspeção da Estrutura de Concreto Armado, com data de novembro de 2022, e Relatório de Análise e Segurança da Estrutura de Concreto Armado, de fevereiro de 2023.

Constatou-se que a estátua apresenta graves problemas, como fissuras, corrosão e desplacamento de concreto, apresentando risco de desprender e atingir pessoas que transitam no local.

Além disso, destacou-se que as edificações anexas (base do Cristo, mirante, rampas e balaústres) também se encontram em fase avançada de deterioração.

Os documentos técnicos orientaram para a imediata interdição da estátua e estruturas anexas. Apresentaram também as medidas de correção necessárias.

Atualmente não há sinalização no local pois as placas colocadas pelo ISAVIÇOSA, à época da publicação dos laudos, foram depredadas.

Assim, reforçamos o alerta à população: Não visitem a estatua do Cristo nem as estruturas anexas!!!

As demais áreas do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor seguem em processo de restauração ecológica, sob a coordenação do ISAVIÇOSA.

Seguimos juntos pelo Parque do Cristo!

Imagens e informações técnicas: Relatório de Inspeção da Estrutura de Concreto armado – Parque do Cristo Redentor de Viçosa – Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – 2022.