Na sexta-feira, 6 de outubro, foi realizada uma apresentação do Plano de Uso Público e do Projeto Arquitetônico do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR), no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A atividade foi parte da disciplina Projetos Urbanos, mas foi aberta a todos os interessados. O público presente foi na maioria de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas também estiveram presentes professores, interessados no tema e o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esportes e Turismo, Thomas Medeiros.
O assessor na implantação do Plano de Uso Público do PNMCR, Herbert Pardini, apresentou as metodologias usadas e relatou sobre o processo participativo desenvolvido para a elaboração do plano, que envolveu mais de mil pessoas através de diagnósticos, entrevistas, pesquisas de opinião pública, oficinas participativas, dentre outras ações realizadas.
Em seguida, os arquitetos Hermano Fernandino e Marcel Pires, membros da equipe que elaborou o Projeto Arquitetônico do Parque, apresentaram os desafios enfrentados, as estratégias arquitetônicas e soluções adotadas. Mostraram também as imagens das edificações propostas, bem como materiais e texturas.
O público presente se mostrou bem interessado, fazendo diversas perguntas aos palestrantes.
Esse tipo de apresentação é muito positivo no processo de implementação do Parque, pois permite que mais pessoas conheçam o que está sendo desenvolvido e entendam que nada é aleatório, todo o trabalho é embasado por planos e planejamentos. Também muito importante é a participação social, para que os viçosenses compreendam que o Parque do Cristo pertence a toda a população de Viçosa e que, por isso, é fundamental que participem também do processo de implantação e da gestão da Unidade de Conservação.