A CIGARRA
A cigarra é um inseto notável por sua capacidade de produzir um som distinto. O som emitido pelas cigarras apresenta variações entre diferentes espécies e desempenha diversas funções, incluindo a atração de parceiros para o processo de reprodução.
Existem mais de 1.500 espécies conhecidas deste inseto que exibe uma incrível diversidade em termos de tamanho, cor e padrões de canto.
As ninfas de cigarras passam a maior parte da vida debaixo da terra, se alimentando da seiva das raízes das plantas.
Quando atingem a maturidade, emergem do solo para completar o ciclo de vida. Fixam-se nos troncos das árvores, onde posteriormente abandonam seu exoesqueleto, – a camada que reveste seus corpos, – para entrar na fase adulta, quando já estão prontas para o acasalamento.
As cigarras são insetos incrivelmente interessantes. Conheça algumas curiosidades sobre elas:
🔹️Com as chuvas e o aumento da temperatura – tipicamente entre a primavera e o verão – as cigarras se tornam ativas e seus sons audíveis.
🔹️As cigarras, tanto jovens quanto adultas, se alimentam quase que exclusivamente da seiva do xilema das árvores. Excretam, na forma de um jato, o excesso deste líquido absorvido durante a alimentação.
🔹️É do abdome que sai o som do canto da cigarra, responsável por atrair a fêmea. Além disso, também canta quando é atacada ou capturada por predadores naturais, principalmente aves.
🔹️O som produzido por algumas espécies pode alcançar níveis de até 120 decibéis. Compatível ao barulho da turbina de um avião.
🔹️As ninfas vivem na terra por 1 a 17 anos (depende da espécie) se alimentando da seiva de raízes.
🔹Quando atingem a fase adulta, vivem por semanas, até que cumpram com o seu papel reprodutivo, e morrem logo após a deposição dos ovos.
🔹️As cigarras não cantam até explodir.
🔹️A espécie registrada no Parque (Quesada gigas) é conhecida como cigarra-gigante ou cigarra-do-cafeeiro. Comumente encontrada em cafeeiros, na fase de ninfa móvel, esta cigarra pode se tornar uma praga na cultura do café.
Depois conta pra gente se conhece mais alguma curiosidade sobre as cigarras!